O mercado da construção civil tem se atualizado constantemente e se empenhado na construção voltada para indústrias. Isso ocorre porque às indústrias tem um papel importante na economia do país.
Devido às altas demandas e exigências do setor secundário, as indústrias começaram a desenvolver novos projetos, lançando tendências no mercado da construção civil.
Veja abaixo as principais tendências e novidades do setor.
Construções Sustentáveis e ESG
A sustentabilidade é uma das características mais importantes em todo tipo de atividade industrial atualmente. E a forma de construir não escapa dessa exigência.
Edificações inteligentes e sustentáveis poupam o meio ambiente e têm melhor retorno financeiro, estando aliadas ao novo conceito de ESG.
A sigla se refere ao conceito de Environment, Social and Governance, o qual tem relação com indicadores que impedem o impacto das empresas no meio ambiente, no desenvolvimento social e na governança.
Esse tipo de construção é marcado por conceitos como a iluminação natural privilegiada, sistemas de economia de energia, água e reciclagem de resíduos.
Essa tendência vem ganhando força e o objetivo é que os projetos futuros criem soluções que beneficiem o meio ambiente e a comunidade na qual está inserido.
Digital Twins
Digital twins – em tradução livre, gêmeos digitais – são representações visuais de objetos e sistemas existente na vida real que são coletados por dispositivos (scanners 3D).
Ou seja, você pode construir prédios virtualmente, podendo detalhá-los, se destacando das antigas maquetes e permitindo uma experiência completamente nova e diferente para os potenciais compradores, criando um ambiente imersivo e de altíssima fidelidade.
Utilização de Drones
A inovação tecnológica dos drones pode ser mais eficiente do que se imagina. O seu uso é capaz de aumentar a produtividade da obra e criar experiências de imersão, além de contribuir para a gestão do projeto.
Uma das suas maiores contribuições é poder acessar lugares remotamente, coletar dados, inspecionar a segurança, detectar problemas, e avaliar o progresso das construções.
Engenharia Integrada
Essa tendência tem sido a revolução na construção para indústrias.
Baseia-se em formar uma equipe integrada com as diversas especializações necessárias para se construir um projeto – civil, hidráulica, segurança, arquitetura – e então, obter uma obra de qualidade.
Sistemas Construtivos
Os materiais utilizados nas construções industriais determinam o custo, agilidade e durabilidade da obra.
Por isso, alternativas como alvenaria estrutural e paredes de bioconcreto são melhores opções, oferecendo diversas vantagens como a menor geração de resíduos e isolamento acústico e térmico.
Outros dois sistemas construtivos são o Wood Frame e o Steel Frame. Baseados em madeira e aço, se mostram melhores do que a alvenaria, podendo-se trabalhar com materiais reflorestados. O aço deixa a edificação leve, resistente e é reciclável e assim como a alvenaria estrutural, oferecem isolamento acústico e térmico.
Internet das Coisas
As inovações estão sempre baseadas no avanço da tecnologia. A Internet das Coisas está inserida no processo de automação.
Com essa inovação, os equipamentos coletam informações de forma automática, além de trocarem entre si informações e resultados para corrigir e realizar tarefas. Controlam o tempo de funcionamento, acionamento e movimentos de peças, a entrada e saída dos materiais e localização de equipamentos. Além de otimizar recursos com o monitoramento do uso de água, combustíveis e energia elétrica.
Prohidro e a atuação inteligente
A Prohidro atua de maneira inteligente, sustentável e ambientalmente responsável em todos os seus projetos e está sempre ligada nas novas tendências do mercado da construção industrial.
Conte conosco na execução dos seus projetos industriais e obras de incorporação imobiliária!