Projetar e construir empreendimentos residenciais é um grande desafio, mas você já parou para pensar em como é desenvolver projetos de enormes plantas industriais?

A engenharia civil é uma das áreas mais amplas do mercado, estando presente em praticamente tudo o que vemos no nosso dia a dia, desde casas, comércios, até as indústrias que produzem os bens de consumo que necessitamos em nossas rotinas.

Construir para a indústria é um desafio que conta com particularidades totalmente diferentes das encontradas em construções residenciais, necessitando de equipes preparadas para atender a demandas exigentes.

Entenda abaixo quais as principais diferenças e desafios enfrentados pelo setor!

Construção tradicional x industrial

Todo tipo de obra exige níveis altíssimos de qualidade e segurança, mas quando falamos de construções industriais, as exigências costumam ser ainda mais desafiadoras.

Isso acontece devido ao fato de as indústrias necessitarem de procedimentos muito mais específicos que os encontrados em outros ambientes, sejam eles pelo posicionamento das estruturas e maquinários, ou até mesmo por questões legais como as de preservação do meio ambiente, por exemplo.

Além disso, o próprio processo de construção é, muitas vezes, diferente: enquanto em obras tradicionais se costuma seguir um fluxo único de construção – com a finalização de determinada estrutura antes de iniciar outra – indústrias podem ser modulares, o que significa que existem diversos processos acontecendo ao mesmo tempo e que estes precisam se conversar de forma harmônica, a fim de se tornarem um só ao fim da obra.

Os desafios de construir para a indústria

Além das altas exigências e das particularidades do processo produtivo, obras industriais demandam muitos outros aspectos que não são, necessariamente, encontrados nos métodos tradicionais, como você pode ver abaixo:

Mão de obra especializada

A construção industrial exige trabalhadores com grau de especialização muito maior em comparação aos processos tradicionais.

Isso ocorre devido ao fato de, muitas vezes, ser necessário entender particularidades dos processos industriais para projetar e construir determinadas áreas de forma correta.

Fornecedores

Os materiais utilizados na obra também podem ser diferentes a depender do segmento da indústria, o que significa ter de encontrar fornecedores especializados em determinados tipos de consumíveis.

Estruturas e tecnologia

Contar com estrutura pré-moldadas, sejam elas de alvenaria ou metálicas, é fundamental para o bom andamento de obras industriais, se tornando um dos pilares para esse tipo de construção.

Além disso, a tecnologia também se tornou item fundamental em qualquer processo, estando presente no escopo de praticamente todas as novas indústrias, uma vez que tópicos como a Indústria 4.0 e a internet das coisas têm se tornado cada vez mais populares, exigindo que as construtoras adquiram novos conhecimentos para atender a tais demandas.

A Prohidro está presente há mais de 30 anos no mercado de construção civil, sendo responsável por desenvolver plantas industriais para os mais diversos segmentos como indústrias químicas e de alimentos.

Executamos nossos projetos com foco no mais alto padrão de qualidade e prezando pela confiança e bons relacionamentos.

Acesse e conheça nosso portfólio!