A construção é uma das atividades humanas que mais consomem o meio ambiente.  Entretanto, há modos de reduzir os impactos ambientais com políticas de sustentabilidade. Leia para entender como.

A construção civil é responsável por toda a estruturação do país e pelo bem estar de todos. Porém, é uma das atividades que mais usa elementos não-renováveis, gerando grande impacto ambiental.

Por isso, a sustentabilidade vem se tornando expressivamente um fator importante nas edificações, oferecendo muitos benefícios para as construtoras, clientes e, principalmente, para a natureza.

Entenda abaixo a importância e como inserir a sustentabilidade no processo de construção por meio de projetos inteligentes e pensados sob o viés ecológico.

Construções Sustentáveis

Para se construir um edifício sustentável, o empreendimento passa por diversas etapas, as quais são marcadas por ideias que reduzem o esgotamento de recursos naturais e da poluição.

O processo se inicia no desdobramento do projeto, onde deve-se levar em conta o bem estar e o conforto dos usuários, características do terreno e do clima, insolação, altitude e paisagem natural. O controle do uso de materiais durante a obra a fim de evitar desperdícios também fazem parte dessa etapa.

Logo após, o terreno onde será construído deve ser analisado cuidadosamente, a fim de se determinar uma metodologia de trabalho que reduza os efeitos no solo. Da mesma forma, é preciso ter em mente, já no início do projeto, a destinação dos resíduos, a fim de se realizar um tratamento adequado dos efluentes sólidos e líquidos provenientes da obra.

Por conseguinte, o desenvolvimento do edifício necessita de um sistema tecnológico de reciclagem, de economia de água e racionamento de energia (como painéis solares, geradores fotovoltaicos e eólicos). Sua atuação é mais proveitosa se instalados ainda na construção.  

Como aplicar a sustentabilidade na prática?

Diante da crescente na valorização do meio ambiente, têm sido desenvolvidas novas tecnologias, as quais possibilitam construções cada vez mais alinhadas com as propostas sustentáveis e que já se tornaram tendências na construção civil, sendo também ótimos diferenciais para os projetos.

Confira abaixo as principais inovações!

Telhados verdes

Telhados verdes são coberturas feitas com vegetais, projetadas para captar água da chuva, que poderá ser posteriormente reutilizada. Além do benefício estético, gera economia de água e fornece isolamento térmico e acústico.

Luz natural

Ambientes que utilizam o máximo de iluminação natural permitem a economia de energia elétrica. Outra opção também está na utilização de lâmpadas inteligentes, que reduzem largamente o consumo.

Pré-moldados

Usar concreto pré-moldado na construção é uma ferramenta da sustentabilidade na construção civil. O material gera menos resíduos, ajudando a diminuir os desperdícios, além de serem reutilizáveis e recicláveis.

Vantagens das obras sustentáveis

Ao se relacionar com o antes, durante e depois das construções, o conceito da sustentabilidade na construção civil traz diversas vantagens para todos os envolvidos, desde a natureza até as construtoras e clientes.

Podemos destacar:

Construir de maneira sustentável é, acima de tudo, respeitar a natureza e o meio onde se vive. Também é uma forma de oferecer melhor qualidade de vida e satisfação para as pessoas que irão usufruir das construções.

Todo cuidado é importante.

A Prohidro atua de maneira inteligente, sustentável e ambientalmente responsável, desde a concepção do projeto até a execução das obras, contribuindo com a natureza.

Conte conosco na execução dos seus projetos!

Conheça nossa atuação!

Siga a Prohidro nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn.